A Maior Escavadora do Mundo

15 Janeiro, 2013.

A L-2350 do fabricante LeTourneau é considerada a maior escavadora com pneus do mundo. Tem uma capacidade de operação superior a 72 toneladas e pode transportar 40 metros cúbicos por pá.

Fonte: LeTourneau



   Tema: Construções

Partilhar: 

17 Comentários a A Maior Escavadora do Mundo

  1. Rui Gonçalves

    Colegas, isto não é uma escavadora. Penso que o nome técnico será “Pá Carregadora”. No entando é mesmo de nos curvar perante tremenda dimensão. Não será certamente a maior do mundo pois existe uma escavadora de disco rotativa de rastos. Essa sim é a maior do mundo.
    Ora vejam este link e partilhem.
    http://www.oobject.com/16-giant-bucket-excavators/the-infamous-krupp-excavator-largest-in-the-world/3041/
    Ou então a maior pá carregadora do mundo em:
    http://www.heavyequipmentforums.com/showthread.php?14334-Giant-mining-excavators

    Cumprimentos

  2. Liliana

    Escavadora: “máquina destinada a escavar o terreno, podendo ainda servir para o seu transporte”

    Portanto a máquina acima enquadra-se na definição.

  3. Lauro Garcia

    Rui, o segundo link refere-se a uma retroescavadora de lagartas e não uma pá carregadora. O primeiro link é uma máquina completamente diferente, usada na mineração a céu aberto.

    O termo pá carregadora é muito genérico por isso concordo com a Liliana que o termo escavadora é mais adequado neste caso.

  4. marcus

    grande bisarma!

    outra coisa apesar do título ter uma coisa na descrição é especificado que é a maior escavadora COM PNEUS do munldo

  5. Pedro Reis

    Que maquinão. Quanto é que uma coisa destas gasta aos 100?

  6. Rui Gonçalves

    Liliana, a definição de escadavora encontra-se em que bibliografia? Bem, o que é certo é que se madarem esta maquina para uma frente de desmonte ela não irá escavar muito, por isso é chamada para fazer o transporte e carragemento em Dumper. Normalmente escavadora é uma maquina de desmonte de terreno compactado, como por exemplo uma giratória. Sendo normalmente equipada com balde mais pequeno.
    Mauro, realmente o segundo refere-se a uma escavadora giratória de rastos, mas também não é rectroescavadora. (rectro (atrás) – escavadora) o que implica escavar a trás. A mineralização a ceu aberto não deixa de ser uma escavação com o respectivo movimento de terras.

  7. Lauro Garcia

    Rui, acho que há uma certa confusão nos conceitos. O “retro” de “retroescavadora” não significa que o braço mecânico tem de ser atrás. Significa apenas que a pá ou colher está invertida, que é o caso do exemplo que apresentou no segundo link (em oposição à escavadora, que tem a pá na posição da máquina que aparece no vídeo).
    Pelo facto de se usar com frequência a máquina do tipo que aparece no vídeo para o carregamento de dumpers, não significa que aquela não seja uma escavadora.

    Uma coisa é o termo informal, que por vezes se usa em obra, outra coisa é o termo técnico.

    Relativamente à máquina usada para mineração (e não “mineralização”) a céu aberto, só chamei a atenção porque é uma máquina completamente diferente da que aparece no vídeo.

  8. Rui Gonçalves

    Lauro, sim o termo certo para a operação de extração de minério é mineração, foi um lapso.
    Relativamente aos termos técnicos discordo, basta me sustentar nos termos utilizados nas fichas técnicas das maquinas utilizadas no mercado mundial. Por exemplo da Caterpillar, que refere “backhole Loaders ” a um outro tipo de maquina. Assim como também nos outros tipos de maquinas.

  9. Américo Sousa

    Se isto é uma escavadora? Não tenho qualquer dúvida.
    Se isto é a maior escavadora com pneus do mundo? Está referido na página do fabricante.

    O título não especifica, mas mais abaixo está claramente explicado.

    Portanto não vale a pena misturar alhos com bugalhos.

  10. Lauro Garcia

    Rui, é “backhoe” e não “backhole”, que quer dizer outra coisa :). Tal como referi o “retro” significa apenas que a pá funciona de forma invertida, não disse que se o braço for montado atrás, deixa a ser “retro”. Mais uma vez, não depende da posição, depende apenas do modo de funcionamento.

  11. CARLOS SANTO TAVARES

    TENHO 16 ANOS DE OBRA E CONCORDO COM O RUI GONÇALVES E SEMPRE APRENDI QUE UMA RETRO POSSUI UMA PÁ Á FRENTE E UMA OUTRA DA PÁ ATRAS

  12. sandokan

    bicho lindo

    no meu estaleiro faz falta uma destas para ver se aquilo vai mais depressa

  13. Rui Gonçalves

    A L2350 da LeTourmeau, é agrupada na familia dos “Loaders & Dozer”, ou seja como carregadora ou Bulldozer. Não refere a sua caracteristica de escavadora.
    http://www.letourneau-inc.com/mining/loaders_dozer.php
    e então vejam a designação desta maquina em :
    http://www.letourneau-inc.com/mining/loaders_dozer_details.php?model=L-2350
    em que refere WHELL LEADER ou seja Pá Carregadora. Chega de Confusões meus caros.

  14. Rui Gonçalves

    Lauro, sim, o termo retroescavadora também se pode usar para designar a conhacida escavadora giratória, pois o processo de escavação é realizado de cima para baixo. Mas é comum, em termos não técnicos, diferenciar as que são giratórias daquelas que possuem uma pá carregadora montada na parte da frente do trator.

  15. Lauro Garcia

    Não é “wheel leader”, é “wheel loader”! Refere-se a “escavadora com pneus” e não, traduzido à letra “carregador de rodas”.

    Acho que está simplesmente a traduzir as coisas à letra e a atribuir a essa tradução à função da máquina. Ou seja, traduz literalmente “loader” para “pá carregadora”.
    Então como é que traduziria “bulldozer”? Se traduzir à letra, vai perceber porque é que não faz sentido o que está a escrever.

    Depois, na página da LeTourmeau, fora as máquinas florestais, só existe uma categoria de máquinas, “Loaders & Dozer”. De resto, pela sua lógica, também nenhum dos modelos apresentados tem características de bulldozer, pelo que não deveriam estar nessa categoria.

  16. Rui Gonçalves

    🙂 sim “Loader”, tenho um problema com o meu minúsculo teclado do notebook. Vou ter mais cuidado.
    Eu chamo Bulldozer a uma escavadora de arrasto, em que a pá não tem caracteristicas de transporte, (menor volume da pá) que é o caso do modelo D-950. Ou seja a escavação é feita por arranque nun plano horizontal o não vertical. Bulldozer é assim como o comportamento de um “Bull” arrastando tudo à sua frente dada a sua força de tração. 🙂

  17. Aparecido D. Gonçalez

    Pessoal a maquina em questão é em definição técnica uma carregadeira ou carregadora sobre rodas,
    o que diferencia uma carregadeira de um escavadeira e´na pratica sem nos prender-nos as defunções técnicas é a forma como ambas executam seu trabalho,
    A escavadeira executa o trabalho de escavação imobilizada no local de trabalho apenas suas articulações operacionais (digamos “braços”) executa o trabalho podendo trabalhar em nível, acima ou abaixo do plano de estacionamento da máquina no ponto de trabalho
    A carregadeira executa seu trabalho com deslocamentos constantes, de forma a encher sua pá de material a ser carregado no veículo transportado, tem limitações em trabalhar abaixo nível do piso onde a maquina se locomove, trabalha melhor em nível ou acima deste em superfícies chamadas TALUDE
    Espero ter ajudado

Comentar

* Obrigatório